terça-feira, fevereiro 24, 2015

Escarola é uma boa opção para aumentar a renda de agricultores interessados em diversificar o plantio



Fonte de vitaminas A, C e D, do complexo B e minerais, a escarola também tem como vantagem ser uma hortaliça de baixo teor calórico (Foto: Arquivo IAC)

Conhecida tanto como escarola quanto chicória, dependendo da região onde é comercializada, a hortaliça folhosa, ainda pouco frequente nas mesas dos brasileiros, tem aqui um mercado em potencial para escoar a produção. Sem exigir muito do agricultor, o plantio de escarola (Cichorium endivia L.) apresenta-se como uma atividade lucrativa se bem explorados os canais de venda.
Seja em salada, cozida ou no preparo de outras receitas culinárias ou como ingrediente de recheio de pizza, a escarola é apreciada pelo sabor marcante das folhas de cor verde-intenso. Lisas (variedade endívia) ou crespas, para assegurar as vendas, sobretudo entre julho e outubro, quando os preços são menores, precisam se apresentar com um aspecto de frescas, firmes, brilhantes e sem áreas escuras.
Fonte de vitaminas A, C e D, do complexo B e minerais, em especial o potássio, a escarola também tem como vantagem ser uma hortaliça de baixo teor calórico. Por isso, sempre faz parte dos componentes da lista de dietas cuja finalidade é a diminuição de peso.
Por conter muita celulose, é recomendada para quem tem problemas intestinais, além de ser dotada de propriedades que limpam o fígado, estimulam o baço e reduzem problemas de visão em geral. Ainda fortalece os ossos, dentes e cabelos e ativa a função biliar, quando diminui a secreção.
Pertencente à família Asteracea, a mesma de alface, alcachofra e almeirão, a escarola é originária da Índia. Aqui tem produção o ano inteiro, destacadamente nas regiões Sul e Sudeste do país, e com os maiores volumes nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Paraná.
Bem conduzido, o plantio de escarola chega a registrar produtividade de 10 a 15 toneladas por hectare, enquanto o peso médio da hortaliça pode variar de 800 a 900 gramas. A escarola se desenvolve bem em canteiros de horta, adubados com esterco de curral ou de galinha, que precisam ser irrigados quando há escassez de chuva. Durante 15 dias, no entanto, evite molhar as folhas da escarola, para que o centro da planta não fique úmido.
Para o controle de pragas e doenças, como lagartas, pulgão e cigarrinha, é indicado o uso de defensivos agrícolas. Contudo, esse procedimento deve ser adotado somente sob orientação de um profissional ou técnico habilitado.
Mãos à obra
>>>Início As sementes para o plantio de escarola podem ser adquiridas em garden centers e em lojas de produtos agrícolas. Existem cultivares de folhas crespas (frisan, crespa de ruffe, crespa de rouen e green curled) e de folhas lisas (redonda verde de coração cheio, full heart, florida deep heart, malan, amazonas gigante, lisa batavia,full heart batavian, maral, mariana gigante e valdena). 
>>> Propagação É realizada por meio de sementes, sendo o sistema de produção o mesmo adotado para o plantio de alface. Distribua de 1 quilo a 1,4 quilo de sementes a cada hectare.
>>> Ambiente Temperatura amena a quente, principalmente na faixa de 15 ºC a 25 ºC, é a mais indicada para o desenvolvimento da escarola. No entanto, existem variedades selecionadas que têm bom cultivo nas regiões com diferentes condições climáticas que ocorrem aqui.
>>> Plantio Em solos bem drenados, férteis, ricos em matéria orgânica e com boa disponibilidade de água ao longo do ciclo da planta. Escolha o sistema de semeadura direta ou o de transplante, no qual a muda deve ser produzida em bandejas. De 30 a 35 dias após a germinação, pode ser feito o transplante para o local definitivo.
>>> Espaçamento De 30 x 30 x 40 centímetros em canteiros que podem ser de 1,2 x 0,30 metro e separados entre si por 50 centímetros. Faça o transplante a uma profundidade de 15 centímetros.
>>> Adubação Pelo menos dez dias antes do transplante, incorpore ao solo de 60 a 80 toneladas de esterco curtido de curral por hectare ou um quarto desse volume de esterco de galinha. De acordo com a análise de solo, misture ao adubo orgânico 40 quilos de N, 200 a 400 quilos de P2O5, 50 a 150 quilos de K2O e 1 quilo de B. Aplique ainda de 60 a 90 quilos de N por hectare em cobertura. No caso de semeadura direta, repita o processo aos 15, 30 e 45 dias após a emergência da planta. Se a opção for pelo transplante de mudas, reduza a frequência das aplicações para dez, 20 e 30 dias.
>>> Cuidados Irrigue o solo caso esteja em um período de pouca chuva. O controle de pragas e doenças, como cigarrinha, lagarta-minadora, pulgão e lagarta-da-folha, deve ser realizado com a pulverização de defensivos agrícolas. No entanto, use produtos químicos apenas sob orientação técnica de algum profissional do ramo. É comum a prática do branqueamento (estiolamento): amarre em tufo as folhas bem formadas, protegendo-as do sol.
>>> Produção Colha a folha inteira após 80 a 100 dias da semeadura. A cada hectare são obtidas de 10 a 15 toneladas da hortaliça. O peso médio da escarola por unidade varia de 800 a 900 gramas.
Raio-x
Solo: bem drenado, fértil e rico em matéria orgânica
Clima: há variedades para as diferentes condições climáticas do país
Área mínima: canteiro de horta
Colheita: de 60 a 70 dias após a semeadura
Custo: R$ 1,30 é o preço da embalagem com 50 sementes e R$ 13,10 a lata de 50 gramas
*Caroline Pinheiro Reyes é analista da área de transferência de tecnologia da Embrapa Hortaliças, Rodovia Brasília-Anápolis, BR-060, Km 09, Caixa Postal 218, CEP 70359-970, Brasília (DF), tel. (61) 3385-9025, cnph.sac@embrapa.br

POR JOÃO MATHIAS | CONSULTORA CAROLINE PINHEIRO REYES* - REVISTA GLOBO RURAL

Institucional Cia da Terra - Conheça o que move essa empresa!

Cia da Terra- Patrocinadora do Programa MG Rural Uberlandia e Região - TV Globo