terça-feira, janeiro 20, 2015

DICAS PARA ECONOMIZAR ÁGUA NA AGRICULTURA



1- Armazenar água da chuva
Em períodos de chuva as cisternas conseguem armazenar água para o ano inteiro. Providencie na sua propriedade, caso ainda não tenha.
2- Gotejamento
A técnica que utiliza gotejamento ao invés de irrigação com fluxo constante pode economizar até 50% da água e ter o mesmo resultado.
3- Irrigação responsável
Quem precisa de irrigação deve estar atento a tecnologias econômicas que melhorem o uso da água com o mesmo resultado. Também é preciso manutenção constante para evitar que peças defeituosas causem vazamentos.
4- Evitar a erosão
Com esse problema no solo, as plantas não conseguem aproveitar bem a irrigação, sendo necessário molhá-las mais vezes. Uma terra bem tratada consegue melhores resultados com menos recursos.
5- Uso de telas
No verão, quando a exposição ao sol leva mais tempo e, consequentemente, causa mais ressecamento das plantas, é preciso reforçar a irrigação. Mas para evitar que as plantas precisem de mais água que o normal, o uso de telas em plantações pequenas e médias controla a entrada de radiação ultravioleta na lavoura, equilibrando temperatura e consumo de água da planta. A economia pode chegar a 20%, é o que diz Natália Ravanhani, consultora e diretora da STM, empresa especializada nesse tipo de produto.

Fonte: Revista GloboRural

Institucional Cia da Terra - Conheça o que move essa empresa!

Cia da Terra- Patrocinadora do Programa MG Rural Uberlandia e Região - TV Globo