segunda-feira, setembro 10, 2012

Fertirrigação garante bons resultados em agrião


A fertirrigação é o método da aplicação de adubo via água de irrigação. Aproveitamos a água da irrigação e acrescentamos os adubos necessários ao desenvolvimento da cultura, dividindo a operação em várias etapas durante o ciclo da cultura.

Os nutrientes são diluídos em água, podendo ser: nitrogênio, potássio, fósforo etc., sendo em sua maioria macronutrientes. De maneira geral, como a dosagem requerida dos micronutrientes é muito pouca em relação à dos macros, eles são aplicados no solo ou via pulverizações na planta.

Vantagens

A fertirrigação garante maior absorção pela planta dos nutrientes, que ficam mais tempo em disponibilidade e próximos às raízes. Nos cultivos normais, faz-se de uma a três adubações em cobertura manualmente ou com máquinas, e na fertirrigação podem-se aplicar os nutrientes toda vez que se for irrigar a cultura, o que é bastante vantajoso para os cultivos, principalmente para hortaliças.

O caso do agrião

A técnica da fertirrigação foi desenvolvida principalmente para irrigação localizada, como gotejamento e microaspersão, mas no Brasil e no cerrado já é bastante utilizada em sistemas por aspersão e pivô central, com bons resultados.

Especificamente no cultivo de agrião, a fertirrigação é utilizada em sistemas por aspersão, microaspersão e gotejamento. Na aspersão, geralmente se faz uma adubação de plantio com auxílio de máquinas ou manualmente. As adubações de cobertura são feitas via fertirrigação, principalmente as de nitrogênio e potássio No sistema por gotejamento, a adubação via fertirrigação é bastante comum.

Normalmente, aplica-se 20% do nitrogênio no primeiro terço da cultura, e os outros 40% do nutriente vão de 1/3 do crescimento a 2/3, sempre divididos ao longo do ciclo da cultura de acordo a curva de absorção do agrião.

É essencial para uma aplicação eficiente dos nutrientes via água de irrigação que a técnica seja baseada na curva de absorção do nutriente.

Frequência da irrigação

A frequência da fertirrigação depende, além das necessidades da cultura, do sistema de irrigação usado pelo produtor. Normalmente, em hortaliças aplicam-se fertilizantes quando se irriga, ou seja, depende da frequência de irrigação planejada para aquele tipo de cultura e condição edafoclimática local.

Na irrigação de plantas folhosas, não há mais de dois dias de intervalo entre uma aplicação e outra, pois essas culturas possuem alta demanda hídrica - 98% da alface, por exemplo, é água. Com a fertirrigação, a planta tem nutriente por mais tempo e de forma mais disponível ao longo do seu ciclo.

Equipamentos para a fertirrigação

São vários os tipos de equipamentos indicados para a fertirrigação, mas os mais comuns são os do tipo venture. Há, ainda, as bombas injetoras de vários tipos, como as bombas injetoras de pistão. Para estufas, é comum o uso de bombas hidráulicas e também elétricas, disponíveis em várias vazões de injeção.

A escolha dos adubos para aplicação via fertirrigação é uma etapa importante para a obtenção de bons resultados, porém o que se encontra é o uso de adubos comerciais de baixa qualidade física e baixa solubilidade, que ocasionam entupimentos de gotejadores e microaspersores, além de aumentar as corrosões das partes metálicas do sistema hidráulico.

Para aumentar a eficiência da operação, o adubo teve ter qualidade física e alta solubilidade. Em sistema de irrigação por gotejamento, devido aos pequenos orifícios de saída, o uso de adubos de baixa qualidade ocasiona bastante entupimento, e por isso o cuidado deve ser maior com esse sistema.

Respostas imediatas

Todas as culturas que conheço e com as quais já trabalhei, desde cana até uva e manga, respondem bem à fertirrigação. Claro que esse investimento não compensa para algumas culturas, mas para hortaliças é sempre viável, principalmente a aplicação de fontes de nitrogênio e potássio.

Cuidados

Normalmente, utiliza-se a aplicação de fósforo via solo, por ocasião do plantio, pois é um elemento pouco solúvel em água. Alguns produtores utilizam a aplicação de fósforo via água de irrigação. Para sua aplicação, é preciso certos cuidados, como, por exemplo, não misturar fosfato monoamônico ou monopotássico com nitrato de cálcio, pois formarão precipitados de cálcio.

A própria Embrapa já fez muitas publicações a respeito do que se deve ou não misturar, lembrando que nem todo adubo pode ser usado para fertirrigação ou misturado.

Na aplicação de fertilizantes via irrigação (fertirrigação), normalmente o sistema é ligado, sem injetar fertilizante, por 1/4 de hora do tempo de irrigação. Logo após, aplica-se o adubo nos 2/4 de hora do tempo de irrigação e deixa-se 1/4 do tempo final para lavar novamente o sistema de irrigação.

A lavagem do sistema de irrigação com água pura (sem adição de adubo) é essencial, pois além de carrear adubos para as proximidades das raízes da cultura, aumenta a vida útil dos equipamentos, já que a maioria dos produtos usados é corrosiva.

Sistema próprio

O sistema de irrigação localizado é próprio para ser usado com a técnica da fertirrigação. Para a hortaliça, a fertirrigação é essencial, principalmente para os pequenos e médios produtores, pois além da economia com uso de fertilizantes, pode-se ganhar tempo fazendo outras tarefas e/ou economizar na contratação de mão de obra rural, cada vez mais escassa nos tempos atuais.

Com a técnica da fertirrigação, o produtor põe o fertilizante na área, na hora e/ou quantidade que desejar ao longo do ciclo da cultura. Como o ciclo de produção das hortaliças, em sua maioria, é curto, elas têm que ser bem nutridas, e a fertirrigação facilita em muito a obtenção do potencial de produção dessas culturas.

FONTE: REVISTA CAMPO & NEGOCIOS

Institucional Cia da Terra - Conheça o que move essa empresa!

Cia da Terra- Patrocinadora do Programa MG Rural Uberlandia e Região - TV Globo