sexta-feira, outubro 28, 2011

Agricultores familiares de MG estão isentos do ICMS

Medida vale nas operações para atender programas de aquisição de alimentos para entidades

Os agricultores familiares de Minas Gerais estão isentos do Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) nas operações para atender os programas de aquisição de alimentos para entidades assistenciais e alimentação escolar. O benefício, que alcança produtores de biscoitos, bolos, pães, doces, temperos e rapadura, caseiros e artesanais, por exemplo, foi criado por meio de uma instrução normativa publicada este mês. Lembrando que esse é um bom mercado, já que de acordo com a legislação, pelo menos 30% dos produtos absorvidos por esses programas devem ser originados da agricultura familiar.

FONTE: MEGAMINAS

Produtores rurais do Alto Paranaíba investem na produção de uva

Com pesquisas e experimentos driblam as dificuldades do clima da região

Hoje já é possível encontrar no mercado uvas produzidas 'made in' Minas Gerais. Isso graças ao esforço de produtores de algumas regiões do Estado, que estão apostando na cultura. Pesquisando eles já conseguem bons resultados se considerarmos o clima da região.

No Alto Paranaíba, os produtores de uva já começaram a poda das parreiras. Um manejo que deve ser feito na hora certa. Essa é uma novidade para a região, que tem tradição cafeeira. Já em Campos Altos, a cultura é explorada há cerca de cinco anos e exige tantos cuidados que quase fez o agricultor Gabriel dos Reis desistir. “A propriedade tem meio hectare plantado com a variedade niagra rosada e capacidade para produzir até 15 mil quilos. Porém o máximo que consegui foram cinco mil quilos”, comentou Reis.

Para se reerguer e não perder o investimento foi feita uma parceria com produtores que têm mais experiência no assunto. A orientação foi principalmente limpar e podar a parreira. São tantos cuidados que é preciso cortar também as ramificações depois da poda. Esse manejo deve ser feito na hora certa, geralmente uma vez no ano. Uma escolha que pode influenciar e muito no resultado. .

A área do agricultor Wilson Silva Marques foi plantada há cinco anos e a poda está atrasada. ”O problema é a falta de mão de obra para cuidar da parreira.”, explicou o produtor. A solução encontrada por ele foi colocar o irmão, que trabalha com café para fazer o serviço. E mesmo assim, com pouco investimento e manejo atrasado, ele espera uma boa produção.

FONTE: MEGAMINAS

Milho vai compensar redução do plantio de soja e feijão na safra de verão no PR

O Paraná deverá colher na safra de verão 2011/12 uma produção de 22,1 milhões de toneladas de grãos. O volume é praticamente o mesmo da safra de verão anterior (22,2 milhões de toneladas)

O aumento na área plantada com milho irá compensar a redução no plantio de soja e feijão. Os dados são do levantamento divulgado nessa quinta-feira (27) pelo Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento, que divulgou um novo levantamento nesta quinta-feira (27). As informações também indicam que a colheita de trigo está em fase final.

Apesar de a estimativa apontar para uma redução de 2% na área cultivada com soja na safra 2011/12, a oleaginosa continua sendo o carro chefe da produção agrícola paranaense. A expectativa é de que sejam produzidas cerca de 14,15 milhões de toneladas – 8% abaixo do obtido na safra anterior, quando o Paraná colheu uma produção recorde de 15,31 milhões.

A primeira safra do feijão também deverá apresentar redução, em decorrência de fatores climáticos e dos baixos preços do produto no mercado. O Deral estima que a área plantada com feijão será 21% menor, enquanto a produção cairá 14% em relação ao período anterior. A estimativa é de que sejam cultivados cerca de 270,52 mil hectares e produzidas 458,7 mil toneladas.

Em compensação, a cultura do milho ganha novo impulso no plantio de verão. As estimativas dos técnicos do Deral mostram uma produção 19% superior à do período anterior, com um potencial de colheita em torno dos 7,3 milhões de toneladas, para uma área estimada de 921,9 mil hectares.

FEIJÃO E BATATA – Assim como o feijão, a produção de batata na safra de verão também será afetada pelas alterações climáticas e os baixos preços. A estimativa do Deral é que a produção da primeira safra sofra redução de 15% em relação à temporada passada. A produção prevista é de 414,71 mil toneladas, enquanto que na anterior o Estado colheu 490,54 mil toneladas.

Segundo vários órgãos responsáveis pelas previsões climáticas, fatores climáticos, como o retorno da La Niña, que se caracteriza por chuvas irregulares no Sul do País, ainda poderão alterar o quadro de estimativas da próxima safra.

MILHO SEGUNDA SAFRA E TRIGO – Os números preliminares da atual safra, 2010/11, apontam para uma produção de 31,71 milhões de toneladas de grãos, uma redução de 3,4% em relação ao período anterior (2009/10), que alcançou um volume recorde de 32,82 milhões de toneladas. “Essa diminuição é atribuída a problemas climáticos, como estiagem e geadas entre abril e junho. Porém, os bons preços recebidos pelos agricultores, ao longo de todo ano de 2011, continuam cobrindo parte das perdas no campo”, informou o diretor do Deral, Otmar Hubner.

As geadas da metade do ano também prejudicaram em parte a safra do trigo, que já tem 75% de área colhida, dos 1,03 milhões de hectares. Os números do Deral apontam que o potencial de produção, estimado inicialmente em 2,91 milhões de toneladas, apresenta uma redução de 17%. É esperada agora uma produção estimada em torno dos 2,41 milhões de toneladas.

Já para o milho da segunda safra, as expectativas de quebra se confirmaram, com 24% a menos na colheita da produção já encerrada. Foram colhidas 6,19 milhões de toneladas, diante de uma previsão inicial de 8,19 milhões de toneladas. O principal motivo dessa diminuição foi a sequência de fortes geadas ocorridas no final de junho, que prejudicaram a safra do milho.

FONTE: PORTAL DO AGRONEGOCIO

Institucional Cia da Terra - Conheça o que move essa empresa!

Cia da Terra- Patrocinadora do Programa MG Rural Uberlandia e Região - TV Globo