quarta-feira, setembro 28, 2011

Produção aumentou quase 30% nos últimos cinco anos

De acordo com estimativas do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), a segunda safra de milho no Estado aumentou 27,3% nos últimos cinco anos, enquanto que a área plantada registrou incremento de 19,8%. Na safra 07/08, o Mato Grosso cultivou 1,67 milhão de hectares e para a safra 11/12 a previsão é de atingir 2 milhões. Em relação à produção, o milho somou na temporada 07/08, 7,75 milhões de toneladas para uma previsão de 8,90 milhões de toneladas.

A expansão do grão se sustenta nas projeções de mercado que apontam para uma oferta e demanda em limites muito equilibrados, quando não há observações sobre demanda acima da produção.

De acordo com estudo lançado anteontem pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), sobre as prospecções para a safra 11/12 – com base no relatório de oferta e demanda de setembro, divulgado pelo USDA -, persiste a perspectiva altista de preços de milho no mercado externo para a safra 11/12 como a redução nos estoques finais mundiais e norte-americanos. Na contramão, espera-se pelo aumento da demanda mundial pelo cereal, em função do aumento do apetite chinês, que deverá incrementar suas importações. Outro ponto destacado pelo USDA é a diminuição do volume de exportação dos Estados Unidos em 10,1%, em relação à safra 10/11 e de 16,7% em relação à safra 09/10, o que permite a entrada de outros exportadores, dentre eles o Brasil, já que a exportação mundial do milho aumenta em 11/12, quando comparada a 10/11. (MP)

Institucional Cia da Terra - Conheça o que move essa empresa!

Cia da Terra- Patrocinadora do Programa MG Rural Uberlandia e Região - TV Globo