quarta-feira, julho 20, 2011

Seguro Faturamento protege agricultores de prejuízos na renda

Produtores podem contar agora com seguro voltado para remunerar perdas não apenas decorrentes de problemas climáticos, como no caso do seguro agrícola, mas contra variações de mercado e outros prejuízos que reduzam a sua renda. O chamado Seguro Faturamento é um projeto piloto, inicialmente criado para os sojicultores, mas que poderá ser ampliado para outras culturas que também necessitem de auxílio.
Um faturamento será estipulado no mercado futuro da soja na BM&F, a partir da fixação de preço no dia 30 de maio do próximo ano, multiplicado pela quantidade de sacas que se espera colher. Dessa expectativa de renda, haverá garantia de recebimento de 70% do total.
O seguro ainda tem a vantagem de ter metade do prêmio subsidiado pelo governo federal. O custo do seguro é de 8%, mas, contando com o auxílio do governo, ele cai para 4%, valor inferior aos 5% do seguro agrícola. Nessa primeira fase, o governo deve disponibilizar R$ 500 milhões.
Todos os produtores de soja do país podem adquirir o seguro, que está disponível desde o dia 1º de julho no Banco do Brasil. O BB está criando 260 agências especializadas em atender o produtor rural de forma personalizada, mas qualquer agência poderá atendê-lo, mesmo que não tenha conta no banco. A Aliança Seguros é a responsável pelo seguro no Banco do Brasil, enquanto em outros bancos há uma associação com a Mapfre Seguros.
No link abaixo você confere as condições gerais do Seguro Faturamento. Confira e saiba se você se encaixa no programa.

http://www.noticiasagricolas.com.br/dbarquivos/condicoes-gerais-agricola-faturamento-2011.pdf

Fonte: Notícias Agrícolas // João Batista Olivi e Fernanda Cruz

Institucional Cia da Terra - Conheça o que move essa empresa!

Cia da Terra- Patrocinadora do Programa MG Rural Uberlandia e Região - TV Globo